Condomínio e locações – Conheça seus problemas

Início » Condomínio » As 4 responsabilidades de um síndico

As 4 responsabilidades de um síndico

Anúncios

Conheça as 4 principais responsabilidades de um síndicoUma das figuras mais importantes dentro de um condomínio é o síndico. Ele é o principal responsável para que todos os condôminos possam desfrutar por igual das dependências de um condomínio. Conheça as 4 principais responsabilidades de um síndico:

Representar: é responsabilidade do síndico representar (dentro e fora das dependências) o condomínio. Ele é o porta voz e deve defender os interesses comuns dos condôminos. É claro que o síndico também deve respeitar os limites de suas atribuições, que são previstas por lei e convenções;

Administrar: exercer a administração do condomínio é outra de suas atribuições, tanto no que se diz respeito à contabilidade quanto a outros assuntos como vigilância, moralidade, segurança, limpeza, entre outros. Na parte que corresponde à contabilidade, ele é o encarregado pela arrecadação do dinheiro destinado às despesas ordinárias (água, esgoto, gás, luz, limpeza) que são fixas. Em determinadas situações, é preciso arrecadar também para as despesas extraordinárias (obras, pinturas, instalação de equipamentos), que não fazem parte dos gastos rotineiros e que acontecem, às vezes, repentinamente. Também é responsabilidade do síndico impor as multas estabelecidas na lei, convenção ou no regime interno, caso algum condômino descumpra alguma regra.

Convocar: a principal convocação existente em um condomínio é a da Assembléia Geral Ordinária, que obrigatoriamente deve ser realizada uma vez por ano, na qual são discutidos e definidos os principais assuntos de interesse dos condôminos. Eleições do síndico, subsíndico e de membros do conselho, são realizadas durante estas assembléias. Além disso, a previsão orçamentária anual do condomínio é posta em pauta para conhecimento de todos, discussão e aprovação. Em determinadas situações, existe também outro tipo de assembléia, a extraordinária. O síndico convoca os condomínios para este tipo de reunião toda fez que ocorre um imprevisto para discutir algum problema, aprovar mudanças, fazer um rateio para alguma despesa que não estava prevista, ou para reformas, entre outros problemas.

Prestar Contas: por fim, todo síndico tem o dever de prestar contas aos demais condôminos, durante o seu “mandato”. Geralmente o período de permanência de um síndico é de dois anos, mas ele pode ser reeleito. Quanto mais transparente for o trabalho de um síndico, mais credibilidade e confiança dos condôminos ele pode adquirir.

Anúncios

8 Comentários

  1. […] só o síndico, como qualquer outro morador tem o direito de exigir uma obra que garanta a acessibilidade dentro […]

  2. […] função de síndico pode ser exercida por pessoa física ou jurídica, moradora ou não do condomínio. E pode delegar […]

  3. Laura disse:

    Uma dúvida, se a academia do prédio está com equipamentos danificados e por isso não está disponível aos moradores e mesmo após reclamação registrada o síndico não resolve, o que pode ser feito?

    • Daphnis Citti de Lauro disse:

      Laura, reúna o máximo de moradores possível, faça uma notificação ao síndico com a assinatura de todos, para mandar consertar os equipamentos. Se ele nada fizer, cabe a sua destituição.

  4. Doralice disse:

    Gostaria de saber se o sindico pode autorizar sozinho um morador (inadimplente) a guardar cacarecos de tenda de churrasco nas dependências comuns do condomínio, atrapalhando o trabalho dos funcionários e o livre uso de nossa churrasqueira fixa pelos moradores? Até onde eu entendo…nossas áreas comuns de funcionamento predestinados não são propriedades particulares nem do síndico, nem deste citado morador. Existe uma lei q iniba tal atitude?

    • Daphnis Citti de Lauro disse:

      Doralice, o síndico não pode autorizar. A lei que inibe tal atitude normalmente é a convenção condominial ou o regulamento interno. Mas se não falarem sobre isso, mesmo assim não pode um condômino deixar cacarecos em área comum, muito menos na garagem, ainda que dentro da sua vaga.

  5. Viviane nunes santos disse:

    Eu queria saber,vou alugar o salão do meu predio e vou pagar 80,00 reais pelo uso do salâo e a sindica falou se eu for usa o gás de cozinha e acabar tenho que compra outro e no lugar. Isso está certo já que eu estou pagando pelo uso do salão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: