Condomínio e locações – Conheça seus problemas

Início » Condomínio » Como escolher um loteamento fechado?

Como escolher um loteamento fechado?

Anúncios

Os loteamento fechados são ótimas soluções para quem procura segurança e qualidade de vida. Já falamos aqui no blog sobre dicas para não errar na escolha do seu imóvel e hoje vamos abordar quais os pontos principais para ter atenção na hora da escolha do loteamento fechado.

Em primeiro lugar, assegure-se de que o loteamento está regular. A procura por informações junto à prefeitura ou ao Cartório de Registro de Imóveis pode evitar grandes transtornos ou dores de cabeça desnecessárias. Existem muitas empresas que vendem lotes ilegais e conseguem repassá-los sem possuir o valor legal e oficial diante do Código Civil.

Essa observação nos leva a outro ponto: conheça a empresa que está por trás do empreendimento. Procure sempre se informar, pesquise na Internet informações sobre a instituição e os serviços que já foram prestados por ela.

A localização é outro fator importante e relevante, analise quais seus planos a longo prazo e verifique se aquela região estará pronta para suprir suas necessidades. Caso procure lugares práticos e agitados, veja se o loteamento oferece ou irá oferecer estruturas de comércio. Já no caso de preferir lugares mais tranquilos, certifique-se de que as ruas estão bem projetadas e de que o local atenda suas expectativas.

O importante é buscar o máximo de informações sobre a estrutura e a regularização do loteamento para obter o melhor local possível para sua família.

Anúncios

5 Comentários

  1. Nelmar Ferraro disse:

    Bom dia.
    Gostaria de sua opinião.
    Moro em um loteamento fechado com 199 lotes, aprovado em 1977, no que, logo em seguida o incorporador fez unilateralmente e sem comprovação com documentos, uma “escritura publica padrão declaratoria” configurando uma relação entre os lotes , as areas verdes e as vias publicas como um condomínio. Como é possível anular esta escritura publica padrão declaratória, para se por fim a um grupo de poucas pessoas que mantém uma grande quantidade de procurações e se perpetua a uma década no poder?

    • Daphnis Citti de Lauro disse:

      Nelmar, loteamento fechado não pode ser configurado como condomínio. É mais provável que tenham constituído uma associação de moradores ou algo parecido. Agora, para dizer como é possível anular a escritura, demanda o estudo de toda a documentação, o que impossibilita totalmente dar opinião através do blog. Aconselho procurar um advogado especializado na sua cidade, pois estamos em São Paulo.

  2. Bruno Forti disse:

    Boa Noite,
    Gostaria de uma ajuda.
    Estou com intenção de adquirir um lote em um condomínio lançado em 11/2008 mas até hoje não foi liberada a construção, as benfeitorias não estão finalizadas. Atualmente estão sendo executadas. Mas como ou aonde me certifico da entrega prometida pelo Plantao de Vendas, e quao confiavel ela é?

    Muito obrigado

  3. Nelmar Ferraro disse:

    Olá Bruno,

    Primeiramente solicite uma cópia da Escritura Padrão Declaratória ao incorporador/vendedor, pois para colocar à venda, por lei, ele é obrigado a fazer esta escritura num cartório, onde constará todos os detalhes tais como áreas privativas e em condomínio, obras a serem realizadas, benfeitorias, prazos de entrega etc…
    Segundo, verifique na prefeitura se o alvará e cronograma de entrega estão dentro do previsto e se estiver atrasado a prefeitura já deveria tê-lo notificado. Seis anos e ainda não terminou ou deve ser muito grande ou os recursos são escassos ou eles tiveram algum percalço no caminho.Peça o cronograma da obra.
    Terceiro, tem que existir uma matrícula da área no registro de imóveis, solicite-a ao vendedor, na qual observe se é loteamento , loteamento “fechado”(que não existe juridicamente) ou condomínio. Há casos, como no “condomínio” em que moro, no qual o empreendimento foi aprovado na prefeitura como loteamento e depois de algumas “mágicas” virou condomínio.
    Na dúvida é melhor consultar um advogado ou mesmo não comprar.
    Existe um site “vitimasdefalsoscondominios” que também poderá auxiliá-lo.

    abraços
    Nelmar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: