Condomínio e locações – Conheça seus problemas

Início » zelador » ATRIBUIÇÕES DO ZELADOR

ATRIBUIÇÕES DO ZELADOR

Anúncios

O zelador, como o próprio nome diz, deve zelar pelo bom andamento das atividades no condomínio. É superior hierarquicamente aos outros funcionários, devendo dar ordens e distribuir os serviços, além de fiscalizar o seu cumprimento.

Suas atribuições estão previstas na convenção do sindicato de São Paulo, que determina que ele é o empregado a quem compete, salvo disposição em contrário no contrato individual de trabalho, as seguintes tarefas: a) Ter contato direto com a administração do edifício e agir como preposto do síndico ou da administradora credenciada; b) Transmitir as ordens emanadas dos seus superiores hierárquicos e fiscalizar o seu cumprimento; c) Fiscalizar as áreas de uso comum dos condôminos ou inquilinos, verificar o funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas do edifício, assim como os aparelhos de uso comum, além de zelar pelo sossego e pela observância da disciplina no edifício, de acordo com o seu regimento interno ou com as normas afixadas na portaria e nos corredores.

Comumente o zelador já deve ter conhecimento de suas tarefas. Entretanto, se não está desempenhando suas funções satisfatoriamente, é interessante que o condomínio pague um curso técnico para que ele aprenda como deve agir.

Quando o condomínio é administrado por uma empresa especializada, o zelador deve estar em contato direto com ela, comunicando os problemas existentes e solicitar providências quando necessárias.

Cabe ao zelador elaborar a tabela de horário de trabalho dos demais funcionários do condomínio e montar a escala de folgas e férias de todos.

Diariamente, é recomendável que cheque o relógio de água, verifique se os elevadores estão funcionando normalmente e se as áreas comuns estão sendo limpas adequadamente.

Deve, também, verificar as condições das lâmpadas das áreas comuns e de elementos como casa de força, bomba de recalque, casa de máquinas, grupo gerador, central de telefonia, motores do portão, da piscina e das áreas de jardim.

O roteiro de inspeção predial preventiva sugerido pelo SíndicoNet é o seguinte:

  • Receber as reclamações dos moradores para repassá-las ao síndico.
  • Apresentar-se sempre limpo, barbeado e asseado
  • Ser exemplo de postura e comprometimento com o trabalho para os outros empregados e manter uma postura política com os colegas
  • Controlar os horários de entrada e saída dos outros funcionários, assim como os cartões de ponto. Explicar como o controle deve ser feito ajuda no bom relacionamento com os demais empregados
  • Distribuir as tarefas diárias de faxina e limpeza do condomínio e fiscalizar o andamento do trabalho de todos os funcionários
  • Providenciar os materiais necessários para que os outros empregados possam executar suas funções – como material de limpeza, por exemplo
  • Evitar que os funcionários formem grupos e fiquem conversando nas áreas comuns do condomínio em horário de trabalho
  • Montar escala de folgas e férias dos outros profissionais do condomínio
  • Tratar com respeito e cordialidade os moradores do condomínio
  • Alertar o morador ao perceber faltas ou infrações ao regulamento interno ou à convenção ou quando as regras de segurança não estiverem sendo seguidas, comunicando o síndico em seguida.
  • Lembrar que não se deve reter os elevadores nos andares e que se deve sempre devolver o carrinho de compras no local adequado
  • Recomendar o uso correto das lixeiras recicláveis e comuns, sugerindo sempre que o lixo deve estar bem acomodado, em sacos proporcionais ao seu volume.

Além disso, o zelador deve ter iniciativa para prever problemas, ter noções de segurança: contra incêndios, ladrões, e dengue, noções de funcionamento de equipamentos para observar problemas e lidar com prestadores de serviços, organizar e planejar, para poder lidar com os funcionários e a demanda de toda a comunidade condominial. Deve também ter noções de atendimento a condôminos e visitas externas.

(Texto baseado no site do SíndicoNet)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: